segunda-feira, 25 de maio de 2015

Nosso Bairro Saint Boniface - Winnipeg

Olá pessoal! Tudo certo?

Hoje o post é sobre o bairro que moramos aqui em Winnipeg, Saint Boniface.
Vou falar um pouquinho do nosso bairro em tópicos, pois assim fica mais fácil de abordar suas principais características.

Idioma/ Educação :

Pra quem não sabe, esse é um bairro francófono, onde se encontra a maior comunidade francófona de Winnipeg e na teoria, se ouve tanto inglês como francês nas ruas. Na prática, confesso que ouço muito pouco francês por aqui. Talvez seja a minha localização, onde o inglês é mais forte, mas a verdade é que raríssimas vezes alguém conversou comigo em francês ou ouvi na rua este idioma. O que notei é que todas as ruas e muitas lojas têm seus nomes e anúncios nas duas línguas.
O que realmente é forte aqui (se tratando de francês) são as escolas públicas, sendo que a maioria que vi as aulas são em francês.
E claro, é aqui que se localiza a Université de Saint Boniface, a belíssima Universidade francófona de Winnipeg.

Segurança:

Saint Boniface é no geral, um bairro bem tranquilo. É composto, na sua maioria,  por casas e bem poucos prédios, quase todos pequenos e baixos. Está classificado pela polícia de Winnipeg como nota 92/ 100 em segurança, o que é uma ótima nota, sendo assim considerado um dos bairros mais seguros daqui. A sua média salarial é CAD $55 mil e sua população é na maioria jovens casais sem filhos.

Lazer:

Saint Boniface é o paraíso para quem gosta de parques! Nós já conhecemos 5 deles (mostramos alguns nos vídeos), mas tem mais. Ainda não conseguimos visitar todos! Os parques são muito bonitos, bem conservamos, limpos e todos possuem áreas para as crianças, assim como mesas para picnic e churrasqueiras. Alguns também possuem piscinas que abrem para o público no verão.
Aqui está localizada a St. Boniface Cathedral com sua linda arquitetura e vista para o The Forks de tirar o fôlego.
Tem também muitos restaurantes legais, padarias francesas, bares, museus, biblioteca e algumas lojas pequenas.  Além das ruas, que contam com casas lindíssimas o que torna nossas caminhadas um evento por aqui.

Estrutura:

O bairo é bem estruturado e possui tudo que precisamos para o dia a dia sem necessidade de irmos a lugares muito distantes. Para vocês terem uma noção da nossa localização; moramos na frente de um Safeway (supermercado grande), de um Starbucks e de uma excelente Dollarama. Há uns 10 minutos da nossa casa, tem um centro de compras com Mc Donald's (muito limpo), Shoppers, Tim Hortons e uma Liquor Store. Também tem um mercado menor, mas mais barato, chamado Extra Foods há 5 minutos. Praticamente todos os bons restaurantes e bares que temos aqui não são mais de 10 minutos a pé da nossa casa. No quesito saúde, temos o Saint Boniface Hospital, algumas Walk in Clinics e muitas clínicas odontológicas. Como podem ver, é um bairro com cara bem residencial, mas muito bem servido de serviços. É perto de Downtown e mais ainda do The Forks. Da nossa casa até do The Forks (parque famoso daqui, com muitas opções de restaurantes, bares e lazer) são 25 minutos caminhando. E isso é sem dúvida o que mais gostamos, nossa localização!

Transporte:

Pelo que percebemos é bem servido de linhas. Temos ônibus que levam a Downtown, Red River College, Universidades, Malls e parques mais distantes. Mas, se vocês, como nós também gostam de caminhar, usarão pouco o transporte púbico, pois fazemos praticamente tudo a pé. Caso não sejam fãs de caminhadas, tem a opção do transporte público que funciona bem. Ah, sobre as paradas, quase todas são fechadas aqui.

Como podem ver, estamos gostando muito do bairro. Por enquanto não temos reclamações, e recomendamos muito para quem está vindo  e prefere morar em um bairro bem residencial, mas com tudo pertinho!

É isso gente, espero que o post ajude vocês a conhecer um pouquinho mais da nossa cidade e que gostem do vídeo que preparamos com muito carinho!
Deixem seus comentários sobre o que acharam, o que querem saber e assinem o canal do youtube, que faremos mais vídeos para ajudar vocês!

Um grande abraço! See you soon!
   

 Vídeo sobre nosso bairro!



8 comentários:

  1. Realmente é muito bonito o bairro!!! Qual a média do aluguel por ai? Estou em busca de bairros pra alugar casa... Devo chegar ai no final do ano!! Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, muito bonito né! Então, a média de valores que vimos aqui de apartamentos de 1 quarto é de $900 a $1000. Winnipeg não está com aluguéis muito baratos não... A média geral de preço de um bom apartamento é essa! Os que vimos e custavam menos de $900 estavam em situação precária. Então se preparam para mais ou menos esses valores de aluguel. Abração!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Otimaaaaas informações... Estamos nos preparando p irmos em Janeiro e Winnipeg esta tem nosso roteiro... adorei seu comentário sobre hospital escola e parque pois tenho filho de 4 anos... vcs saberiam informar sobre as matrículas de filhos de estrangeiros nas escolas... eh fácil encontrar vagas disponíveis? ?? Aguardo respostas bju

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog, é mto bom!

    Também sou de Porto Alegre e minha família (marido e filha bebê) queremos morar em Winnipeg, mas estou um pouco assutada com alguns comentários que encontro sobre a (in)segurança da cidade.

    Gostaria de saber a opinião de vocês com relação a esse quesito. Por exemplo, as pessoas que moram em casa costumam deixar a porta destrancada como em outras cidades do Canadá? Dá pra andar na rua de noite com tranquilidade?

    Desde já agradeço muito!

    ResponderExcluir
  6. PS.: o vídeo ficou incrível! Demais mesmo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde, sabem se é possível conseguir vaga de emprego apenas com o domínio do francês? Sou da área de ti, meu inglês é intermediário e o francês fluente em breve.

    ResponderExcluir